sábado, 5 de novembro de 2011

TRIBUTO À LEGIÃO URBANA NO JAPÃO - 1a. Edição

Existem momentos na vida da gente que não tem mais como esquecermos. Dia 15/10/2011 foi um desses vários momentos que presenciei, nessa minha breve passagem por essa vida.

Incrível! Devido ao excesso de improviso, haviam grandes chances de dar tudo errado, mas não deu.

Devido também à falta de patrocínio, a indisponibilidade de tempo dos membros do grupo pra ensaiar e todos aqueles imprevistos que sempre nos surpreendem (fiquei gripado a semana toda antes do evento), levamos vários sustos antes de começar com a sonzeira... mas valeu a pena!

Tivemos um apoio incrível e incondicional de 4 mídias da comunidade brasileira na cobertura do evento, que não dá pra deixar passar em branco:

Akio Sakaguchi, repórter da IPC/TV
-A Rede IPC/TV, com o repórter Akio Sakaguchi, que filmou quase todo o evento e levou ao ar uma reportagem muito legal, com uma coesão e detalhes preciosíssimos do evento;

-O Site PAPARAZZO.com, na figura do lendário fotógrafo Mario Hirano, nosso "fotógrafo oficial" e talvez, o maior colaborador nos bastidores do evento;

-A Equipe ZOOM, com os fotógrafos Fábio Oikawa e Alessandro Shimamura, que apesar do pouco tempo de estrada com seu trabalho e seu site http://equipezoom.com/blog/ , mostraram, com a cobertura realizada no tributo, que vieram pra ficar;

-O fotógrafo Ivan Hirotani (Portal Mie), que esbanjou criatividade nas suas fotos, num enfoque ímpar de vários momentos do evento, mostrando que fotografar é bem mais do que "apertar botões na hora certa".

Mário Hirano, fotógrado do Paparazzo.com em ação
Thiago Hashimoto, cinegrafista e pai-exemplo
Muita gente nos ajudou, com muita energia, para que esse tributo se tornasse realidade, como por exemplo, o Issao Sakaguchi, proprietário do restaurante Recanto da Terra, o local onde realizamos o evento... até a própria Van ele nos emprestou pra transportar os equipamentos! (um amigo como esse não tem preço...) Teve também a Any Shibata (da Any Produções) que nos ajudou a comprar os "bands"(pulseiras) usadas na entrada do evento, juntamente com o Carlos Hamada (promoter); teve o Thiago Hashimoto (cinegrafista) que teve de dividir o tempo durante o evento entre segurar a câmera e nanar o filhão de 2 aninhos que capotou logo no começo do evento, tadinho... 
Felipe Calixto e Fernando Yamazaki

Teve também o grande Fernando Yamazaki (à direita) e o meu filho, o Felipe, que ficaram na portaria recebendo nossos convidados e quase não puderam assistir ao show... Teve também a galera do bar, que esbanjou simpatia e profissionalismo, abastecendo a galera com "gasolina" pra assistir o evento!

Enfim, muita coisa realmente foi imprescindível pra tudo dar certo no final...
Também não dá pra deixar de destacar a platéia, que deu um show à parte: cantou todas as músicas conosco com muito entusiasmo! (até as que não estavam no set-list, que a gente teve de tocar na marra, improvisando!)
Sati Miura e Lidy Soto

Ainda sobre a platéia, tenho de deixar um recado especial aqui para as meninas Sati Miura e a Lidyane Soto, que tomaram a frente, sentaram bem na beira do palco e cantaram a maior parte do show conosco... A Lidyane até começou um fã-clube pra nós! (La Nuova Giuventu) As duas, agora, entraram pra família Som Nascente, são donas do nosso carinho e agradecimento eternos... 



GRUPO SOM NASCENTE
A MÚSICA BRASILEIRA NO JAPÃO

Logo do grupo Som Nascente, em alusão ao bordão "Sol Nascente".

O Som Nascente é um grupo (e não apenas uma banda musical) composto por 8 amigos: 5 músicos, 1 técnico de som e 2 staffs, que compartilham as mesmas ideias e objetivos, ligados à arte em todas as  suas ramificações, e preferencialmente, à arte dos “dekaseguis”, os brasileiros residentes no Japão, com o intuito de divulgar e projetar o nome do Brasil, sua cultura e sua música dentro e fora do Japão.
Grupo Som Nascente - primeira formação (a partir da esquerda: Ronaldo Jotta, Evherton, Paula Oshima, Calixto_john, Alex de Souza, Helton Kawajiri e Ricardo Pozzuto)

Infelizmente, é triste a realidade das bandas e da maioria dos músicos brasileiros aqui no Japão, principalmente os amadores, por inúmeros fatores. Tenho conhecimento até de músicos que precisam "pagar pra tocar" ao invés de receber, como se não bastassem arcar com suas próprias despesas de transporte, ensaios com a banda e até mesmo, dias de trabalho e horas extras perdidas, tudo em função de um sonho, que depois de um certo tempo, se não for abandonado, acaba virando pesadelo. E é aí que entra o trabalho do Som Nascente.
Som Nascente durante a apresentação do Tributo à Legião Urbana
 
Ao contrário do que possa parecer, somos um grupo (e não apenas uma banda), e o nosso objetivo é criar subsídios para que todo o músico, amador ou não, encontre um caminho pra trilhar e divulgar o seu trabalho, sempre de forma remunerada, construindo assim o seu espaço como artista, com dignidade e produtividade.


O grupo atua apenas na música, no momento, mas com certeza, outros artistas de outras áreas se unirão ao nosso propósito, que é o de projetar e divulgar a arte dos "dekaseguis", tanto no Japão como no exterior, colaborando também com a divulgação da cultura e do nome do nosso tão amado país, o Brasil.


TRIBUTO À LEGIÃO URBANA - 2a. EDIÇÃO
CENTURION - Mie-ken, Kuwana-shi
Flyer do Evento Tributo à Legião Urbana - 2a. Edição


Já temos dia, hora e local pra sacudir o próximo evento de Tributo à Legião: dia 23/12/2011, a partir das 23:00h na CENTURION (a primeira disco brasileira do Japão!) com capacidade pra mais de 500 pessoas e estacionamento gratuito com 100 vagas (e vários outros estacionamentos próximos). O evento promete ser memorável, não perca!

E no início do ano, no dia 21/1/2012, já está marcada a 3a. Edição do Tributo, desta vez, numa versão acústica, com uma disposição do palco totalmente inusitada, considerando tudo que você já viu em shows ao vivo no Japão, permitindo uma interação muito maior com o público... Vale a pena conferir!
Será realizado no mesmo local em que aconteceu o primeiro evento, em Chiryu, no Recanto da Terra.

3 comentários:

Karen Luana disse...

Que Belas palavras Calixto....Que o 2° seje tão belo que o 1° pois vcs merecem sucesso...E mesmo aqui tão distante torço por vcs...Embora ñ possa participar do evento...Mais pode ter certeza estou sempre na 1° fila Aplaudindo de pé seu sucesso...Boa Sorte Calixto muita Luz pois vc é um Anjo e vc sabe...bjkas

gal disse...

parabéns amigo por toda essa dedicação ao nosso...nem todos sabem estar longe e valorizar o que é seu à distância...as vezes aqui mesmo por minhas bandas essa memória nem existe...bj...sucessooo

Calixto John, o poeta virtual disse...

Oi Gal, obrigado pelo coment...
Há tantos anos no exterior, a gente acaba virando "cidadão do mundo"... mas não tem como esquecer a nossa casa... ;)

Beijos, muita luz...