segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Parábola das Mães



Dizem que a amizade não se pode medir, apenas provar...


Há séculos atrás, num vilarejo afastado, dois garotos eram muito conhecidos dentre a população local devido a grande amizade que havia entre os dois. Amigos desde a infância, eram inseparáveis.

Deu-se que um dia, questionados quando à sinceridade de sua amizade, decidiram procurar o mais velho ancião da região para que ele pudesse colocá-los à prova e descobrir até onde iriam pela sua amizade. 


Chegando à presença do ancião, expuseram-lhe a dúvida, e então o mestre propôs a seguinte situação:



"-Imaginem-se cada um de vocês, sozinho, chegando à beira de um precipício e se deparando com duas mulheres ali penduradas, prestes a cair. Sozinho no local, cada um de vocês só terá chance de salvar uma das duas, então, alguém fatalmente cairá durante o resgate. Agora, o detalhe mais importante: as duas mulheres à beira da morte são exatamente sua mãe e a mãe de seu melhor amigo."

Pausa e silêncio.

Depois de alguns instantes, perguntou então o mestre ao mais velho dos dois amigos: "-O que faria?"

Ele baixou a cabeça, pensativo, e apesar de levar alguns instantes pra responder, foi taxativo:

"-Dentro de tais circunstâncias não me restaria escolha senão salvar minha mãe, pois minha própria existência devo a ela, apesar de também amar muito a mãe de meu amigo."

"-E você, – perguntou o ancião ao mais novo – qual seria a sua escolha?"

O mais jovem respondeu sem o menor vacilo:


"-Eu faria exatamente a mesma coisa que meu amigo, faria o mesmo resgate, puxaria de volta a mãe dele."


"-Mas e a sua mãe?" - perguntou o amigo mais velho.
 "-Minha mãe? Assim como você, eu também acredito que lhe devo tudo, inclusive a minha própria vida; por isso, eu trocaria de lugar com ela." 


Calixto_john
Maio de 2.000


"Feliz dia das mães para todas as mães do mundo!"
(e para as minhas também!)

#AngelaGonzalezloveforever
#BisaMarialoveforever
#TiaEuniceloveforever



Importante!

Você pode copiar e redistribuir todo o conteúdo do meu blog e demais redes sociais que participo, desde que não altere o conteúdo de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direitos autorias e também este link:


© Calixto_john, João Calixto Neto, Ed. Ateniense, São Paulo
Todos os direitos reservados de acordo com a legislação vigente
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação(CIP)
(CBL)Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil: Calixto, João Neto CDD 869.915

FBN - Fundação Biblioteca Nacional: ISBN 978-85-330-0019-7

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo!!!!